Date 2020-09-21 - 2020-09-25
Time 16:00 - 19:30
Location Online
Category Formações e Workshops
Organizer FENIKS ONGD
Email info@hria.pt
Website https://hria.pt

A Conferência HRIA é uma Conferência Anual da Associação FENIKS.

Estava programada para o final deste ano, dias 10 e 11 de dezembro em Aveiro. No entanto, o Covid19 “convidou-nos” a não promover a conferência. No entanto, com a necessidade e a urgência de refletir no futuro que aí vem depois de amanhã, reunimos 32 pessoas, cidadãos preocupados, das mais diversas áreas de competência e especialização para connosco e consigo pensarmos, na prática, no futuro dos direitos humanos e sobretudo da dignidade humana.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. A declaração foi elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Fez sentido, depois da II Guerra Mundial este documento e faz sentido hoje. Mas faz sentido como está redigida? Sobreviver ao Covid19 faz/fez-nos repensar tudo, o que somos, como somos e os limiares e limites da nossa personalidade (jurídica também).

O mundo mudou. Muda todos os dias. Vivemos num mundo VUCA/VICA. Mas nunca o mundo mudou tanto em tão pouco tempo. Numa fração de segundos, é decretado o estado de emergência e o confinamento dita a fome de muitas pessoas que viviam do seu trabalho mês a mês; muitas ficam reclusas de coisas maiores que elas e decisões das quais não tomaram parte; é altura para esclarecer, informar e projetar, para que as pessoas possam pensar e com isso desenhar os seus futuros.

Obrigada! Seja bem-vindo/a!