Programa de Formação em Comunicação Intercultural

Informações:

  • 2021/01/14 - 2021/07/22
  • 07:00 PM - 09:00 PM
  • Formação
  • Live Training
  • Quinta-feira

Numa era em que cada vez mais nos movemos em ambientes complexos, transfronteiriços e multiculturais, a comunicação deixou de ter fronteiras e é cada vez mais comum o contacto e interação com pessoas de outras culturas e origens, tanto profissionalmente como a título pessoal. E se muitas vezes a comunicação intercultural se apresenta como um desafio, a verdade é que é possível formar e praticar para melhorar as competências de comunicação intercultural. É crucial capacitar para a aceitação da diferença e para comunicação com pessoas de outras culturas e grupos sociais de forma adequada e inclusiva.

Fala-se muitas vezes na barreira linguística, mas a comunicação intercultural exige ainda a compreensão e respeito por costumes, padrões, sejam eles sociais, padrões de pensamento, religiosos ou comportamentais.  Uma comunicação intercultural eficaz exige conhecimento ao nível desses padrões, mas igualmente competências individuais, que este curso visa desenvolver.

O Programa foi concebido para introduzir os/as participantes nos fundamentos da comunicação intercultural e auxiliar no desenvolvimento das suas competências a esse nível. Destina-se a identificar e ultrapassar obstáculos e preconceitos existentes, muitas vezes inconscientes, e desmistificar comportamentos e consciencializar para a diferença e ao mesmo tempo promover uma aprendizagem relativa às questões da comunicação em contexto de diversidade, permitindo desenvolver as competências necessárias para comunicar independentemente das diferenças entre os interlocutores. Visa ainda desenvolver uma atitude intercultural, através do domínio dos pressupostos da comunicação intercultural e inclusiva e de competências, atitudes e estratégias que fomentam a diversidade, cooperação e comunicação eficaz e assim contribuir para transformar diferenças em potencial e estabelecer melhores relações de cariz transcultural.

Peça mais informação para o seguinte email: info@feniks.pt.