Projeto 17 Ações pelo MEU Mundo!

A FENIKS desenvolveu o projeto “17 Ações pelo MEU Mundo!” com a Câmara Municipal do Seixal. Iniciámos o projeto em 2017 nas escolas do Seixal e até hoje desenvolvemos o projeto em várias escolas com muito sucesso.

Um pouco de História

2015 ficará na História como o ano da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados numa cimeira da ONU, em Nova Iorque (EUA), de 25 a 27 de setembro. Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Sobre os Objetivos

Erradicar a pobreza – Até 2030 o objetivo é reduzir para metade a proporção de crianças, homens e mulheres de todas idades que vivem na pobreza.

Erradicar a fome – Até 2030, acabar com a fome e garantir que todos, incluindo os mais vulneráveis têm acesso a uma dieta de qualidade, nutritiva e para todo o ano.

Saúde de qualidade – Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global e a taxa de mortalidade infantil até aos 5 anos de idade. Acabar com as epidemias de Sida, tuberculose, malária e doenças tropicais, combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.

Água potável e saneamento – Até 2030, tornar o acesso universal à água potável e segura para todos.

Educação de qualidade – Garantir que todas as crianças tenham acesso ao ensino primário e secundário que deve ser acessível a todos, igual para todos e de qualidade.

Igualdade de género – Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas. Até 2030, garantir que existam oportunidades iguais para todos em todas as áreas profissionais.

Paz, Justiça e Instituições eficazes – “Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade com ela relacionadas, em todos os lugares. Promover o Estado de Direito, ao nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos(…)”

Energias Renováveis e Acessíveis – Até 2030, tornar o acesso universal a energias renováveis e a preços mais acessíveis a todos.

Produção e consumo sustentáveis – Até 2030, incentivar a produção e o consumo sustentáveis, incentivar os consumidores a consumirem os produtos de produtores da própria região, reduzindo para metade o desperdício de alimentos per capita a nível mundial, de retalho e do consumidor.

Trabalho digno e crescimento económico – “Sustentar o crescimento económico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos.(…)

Reduzir as desigualdades – Até 2030, alcançar e manter de forma sustentável o crescimento económico dos mais pobres, aumentando 40%. Através de políticas inclusivas, promovendo oportunidades iguais para todos.

Indústria, Inovação e Infraestruturas – “Desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes, incluindo infraestruturas regionais e transfronteiriças, para apoiar o desenvolvimento económico e o bem-estar humano, focando-se no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos(…)”

Cidades e Comunidades Sustentáveis – Garantir que todos tenham acesso a uma habitação segura,  de valores acessíveis, com os serviços básicos. Que todos tenham acesso a transportes sustentáveis e seguros. Aumentar as cidades sustentáveis e inclusivas até 2030.

Alterações Climáticas – “Integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planeamentos nacionais (…)”

Proteger a vida Marinha – Reduzir a poluição dos mares, proteger as espécies marinhas em vias de extinção, respeitando as quotas de pesca, de maneira a não comprometer a continuidade das diferentes espécies.

Proteger a vida terrestre – “Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas húmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais(…)”

Parcerias para a Implementação dos objetivos – “Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive através do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para cobrança de impostos e outras fontes de receita(…)”

Dos 3 anos aos 18 anos, conversámos com muitas crianças e jovens e facilitámos muitas ações para que o MEU mundo, o SEU mundo e o mundo dos nossos filhos seja melhor, mais cumpridor.

Gostava de promover este projeto na sua escola? Nós também! Envie um e-mail para: info@feniks.pt

FENIKS ONG
Sobre FENIKS ONG

A FENIKS é uma ONGD registada e reconhecida pelo MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros como parceira estratégica ao nível da educação para o desenvolvimento. A FENIKS tem como visão, um mundo mais justo, igualitário e sustentável onde a dignidade humana e os direitos humanos são respeitados. A missão da FENIKS é acima de tudo informar e formar para que a dignidade humana seja respeitada. É também identificar, desenhar e implementar estratégias e ações que contribuam para uma boa implementação dos direitos humanos e para o desenvolvimento sustentável. A FENIKS vê a o seu trabalho como o trabalho de promoção e exercício de uma cidadania ativa, cooperando com as pessoas a nível individual, as populações e comunidades locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *